twitter
rss

Atividade a Distância 7

Aprendizes do Futuro







Leia o texto das páginas 27 a 48 e poste um comentário.

As profissões
Que escola é essa?

16 comentários:

  1. hoje li o texto meio por cima, mas percebi que através dessa técnica (ferramenta computador) a professora conseguiu abrir os olhos dos alunos em relação a profissões que eles podem ter e ir em busca de crescimento pessoal e social. percebi que eles começaram a ter outra noção de vida, interesse por profissões e não simplesmente e trabalhar sem ter estudo ou uma carreira, um, futuro para seguir, fazer diferente de muitos pais que não tentaram ou não conseguiram se realizar profissionalmente. por enquanto é isso, vou ler novamente e refletir mais...

  1. O que acontece é que estamos muito acomodados e a tecnologia está muito avançada e nossos alunos nasceram juntos com esta tecnologia. Eles vêm para a escola com a ideia de que irão estudar com novas maneiras de estudos que é em uma sala de informática.

    As salas de aulas continuam da mesma maneira de quando nós estudávamos. Ao mesmo tempo nós professores temos medo de iniciarmos algo diferente e simples, achando que não irá dar certo.

    Nós estamos muito habituados e preocupados com o conteúdo, achando que trabalhando diferente não estaremos ensinando. Eu particularmente sempre me preocupei com o conteúdo, achando que não poderia sair do tradicional, mas com as mudanças e trabalhando com projetos (estamos começando) estou percebendo que dá certo. Basta querer, se organizar e não ter medo.

  1. Liseane Haack de Borba
    26 de agosto de 2012 às 08:03

    Acredito que como diz o texto as inovações estão aí cabe a nós todos nos apoderarmos disso. A professora do texto foi aos poucos introduzindo o uso do computador nas aulas e os alunos foram se apoderando disso e gostando muito, os alunos foram mais além do que conheciam sobre profissões e trabalho, foram atrás do que gostariam de saber e cada um fazendo a sua parte.
    Pois é, segundo o texto o projeto da professora acabou tomando uma proporção que diante das dificuldades que foram aparecendo, juntos foram criando soluções, havendo assim flexibilidade e entendimento para a elaboração de novas estratégias e com isso todos foram evoluindo e aprendendo juntos.
    Sabemos que o professor não é o detentor de todo o conhecimento e por isso que juntos, construindo parcerias, buscando, fazendo diferente a cada dia é possível sim mudar conceitos e possibilitar que todos possam “viajar” construindo seu próprio conhecimento.
    Não é fácil isso! Sabemos disso, mas precisamos nos desacomodar não só pelo nosso aluno ( que já é um grande motivo) mas por nós mesmos, pois poderemos com isso nos tornarmos seres diferentes, professores realizados com nosso trabalho e acima de tudo trilharmos por caminhos de descobertas constantes, pois aprender um pouco mais á cada dia é maravilhoso!

  1. MARINA VIEIRA BASEI – 25/08/12 – Após a leitura e releitura do texto, verifiquei que o uso do computador pode ser um excelente instrumento nas descobertas e aprimoramento da aprendizagem dos alunos.
    Através de uma tarefa simples, mais importante os alunos foram aumentando a curiosidade e o gosto pelas descobertas na internet.
    Na pesquisa sobre profissões, os alunos despertaram seus sonhos sobre o tipo de profissão que desejavam seguir. Assim eles postaram seus sonhos com as observações do Professor. Foi muito importante o conhecimento e o incentivo do professor.
    Assim o autor do texto quer provar com suas ideias que o computador é uma ferramenta, no momento atual, que dá oportunidades múltiplas para trabalharmos com os alunos de uma forma agradável e proveitosa.
    A minha opinião também é favorável a do autor, mas quero reforçar, a formação e o conhecimento do professor.

  1. Ao ler o texto solicitado, pude perceber o quanto nós educadores, profissionais da educação, estamos acomodados. As novas tecnologias estão chegando a todo vapor todos os dias dentro da escola, na comunidade e o mais importante na vida de nossos educandos.
    Hoje vemos a tecnologia como um instrumento que acrescenta a nossa metodologia, porém devemos repensar a maneira de sua utilização; como citei no inicio do comentário, ficamos acomodados com esses novos instrumentos de trabalho e assim deixamos que eles nos dominem.
    Porém, o objetivo das novas tecnologias não é esse, e sim auxiliar no processo ensino-aprendizado, basta utilizarmos da maneira correta e eficaz onde possamos assim atingir os objetivos educacionais, da mesma forma que devemos nos permitir conhecer, e acima de tudo, explorar os novos recursos, como no caso do texto o computador; permitindo assim que nossos alunos demonstrem o que podem também nos ensinar. Devemos propiciar momentos onde eles desenvolvam a pesquisa através de suas curiosidades, levando em conta a realidade cultural dos mesmos, mas também permitir que vão além dessa realidade.

  1. Suzana Amoreti da Silva
    27 de agosto de 2012 às 09:34

    Penso que como diz o texto: “As profissões: Que escola é essa?” a tecnologia está aí e bastante avançada, e os professores não podem se acomodar, pois, é peça fundamental, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da autonomia dos alunos.
    Como relata o texto é com trabalhos simples, onde o educando possa vivenciar cada processo de aprendizagem informatizada, sabendo manusear esta ferramenta no dia a dia, ensinando e interagindo com seus colegas, já que muitos não tem acesso e oportunidade destas informações.
    O educador deve lançar desafios, fazer intervenções construtivas, reflexões críticas, desafiando o educando no seu processo de aprendizagem para que este tome iniciativa sem ter medo de errar.
    O professor não é a única fonte do saber, ele deve estabelecer objetivos, respeitando a bagagem de cada educando, trabalhando as diferenças e oferecendo uma visão de mundo, sendo flexível, realizando discussões e comentários sobre as atividades propostas de forma que todos possam contribuir, fazendo com que o educando aprenda a pensar e se permitindo soltar a imaginação e a criatividade, enriquecendo seu vocabulário.
    Com toda essa tecnologia presente, é preciso que os educadores aprimorem suas estratégias e esse é um grande desafio dos profissionais, já que o educando vive neste mundo informatizado, então penso que cabe aos educadores, proporcionar atividades de forma prazerosa e criativa, que prenda a atenção do educando com essa ferramenta valiosa, a informática na sala de aula.

  1. O texto: “As profissões;Que escola é essa ?”nos mostra que a partir de uma ideia simples,que foi trabalhada para o dia das mães,foi possível desenvolver várias atividades de interesse dos alunos , que permitiram uma aproximação da família com a escola,e também a valorização do conhecimento do aluno ,atividades que levaram o aluno a pensar sobre seus sonhos e seu futuro.
    Parei para pensar sobre as nossas acomodações ,enquanto professor,achamos que é preciso iniciarmos com grandes projetos para usarmos as novas tecnologias na escola,muitas vezes não ousamos por medo de não conseguirmos,ou até por insegurança de começarmos e não sabermos que rumo o nosso trabalho tomará.
    A tecnologia está aí,cabe a nós descobrirmos a melhor forma de usarmos em beneficio de nossos educandos e da comunidade,porque afinal,o papel do professor ultrapassa os limites da sala de aula e as novas tecnologias vieram para nos ajudar nessa árdua tarefa.

  1. O texto “profissões: Que escola é essa?”nos faz refletir sobre as práticas pedagógicas que utilizamos, percebemos que com o uso de ferramentas tecnológicas podem melhorar muito e otimizar essas práticas. O que podemos perceber que ideias simples como trabalhar as profissões fica muito mais dinâmico com o auxilio da internet, sem falar na velocidade e na riqueza de detalhes que este trabalho pode ter. Sei bem e o texto nos mostra isso que não são só flores, esbarramos em dificuldades como a falta de luz a queda na conexão da internet e outras intempéries que acontecem alheios a nossa vontade, mas com professores engajados e comprometidos com o seu trabalho todas as dificuldades podem ser superadas e o aproveitamento de tais ferramentas tecnológicas podem sim fazer com que todos os alunos participem da aula de uma forma ou de outra e assim o professor potencializa o aprendizado mediando assim o conhecimento de uma forma colaborativa

  1. Lindamir Ester Adamczuk
    2 de setembro de 2012 às 17:41

    Realmente parece impressionante a quantidade de possibilidades que a Internet e as tecnologias da informação oferecem em termos de ensino/aprendizagem. Mas para isso é necessário saber utilizar. Ou, pelo menos, querer, ter curiosidade, ideias, conhecer um pouco a demanda dos alunos, ousar inovar. É o que sugere o caso relatado no texto “Que escola é essa?”. Esses parecem ser alguns pré requisitos para se fazer um trabalho diferenciado com o uso das tecnologias de informática e das ferramentas da Internet. Isso porque, novamente, de acordo com o texto em questão, as professoras que elaboraram os projetos estudados não tinham grandes conhecimentos de Informática e nem pareciam utilizar suas ferramentas com muita frequência. A escola também não era privilegiada, nem tampouco seus alunos.
    Algumas questões parecem essenciais com relação ao uso das tecnologias e de suas ferramentas de modo enriquecedor no ensino/aprendizagem, como, por exemplo, quais benefícios a utilização destas ferramentas pode trazer aos alunos? Que vantagens podemos ter nas aulas? É possível dar uma dimensão da quantidade de informações que a Internet (por exemplo) dispõe? Enfim, ao lermos o texto é possível encontrar respostas para tais perguntas e concluir que, para isso, basta apenas querer e começar.

  1. Ao ler o texto, conheci uma proposta de trabalho onde o computador foi a ferramenta utilizada pela professora para despertar o interesse dos alunos. Gostei do texto, pois a professora apresenta problemas e dificuldades semelhantes a nossa realidade.
    Quando conseguimos despertar o gosto pela aprendizagem em nossos alunos as coisas fluem. Foi o
    que aconteceu com a professora do texto. Os alunos adoraram utilizar o computador, pesquisar e conhecer, pois quanto mais se estuda mais se descobre coisas.
    O assunto sobre as profissões abriu um leque grande para outros assuntos, foram se interligando e a professora pode trabalhar várias disciplinas.
    Espero, obtermos sucesso também com nossos alunos fazendo uso da tecnologia ao nosso alcance. Muita pesquisa! E claro, aproveitando o interesse do aluno.

  1. No texto vemos o entusiasno dos alunos em descubrir que poderiam utilizar o computador para fazer um cartão, e apartir dessa aula busca novos conhecimento para seu desenvolvimento pessoal e social.
    Vimos também a importância do educador em conduzir o seu trabalho e fazer com que seus alunos busquem novos conhecimento de maneira responsável.

  1. Cláudia de Fátima Bairros Schmith
    4 de setembro de 2012 às 16:15

    Após a leitura e reflexão do texto "As profissões; Que escola é essa?", percebi que com muita força de vontade e motivação podemos transformar uma atividade aparentemente simples em algo grandioso. A professora citada no texto desenvolveu com seus alunos uma atividade que resultou num enorme sucesso e que envolveu inclusive os pais, partindo do tema profissões. Os alunos mostraram-se entusiasmados e motivados, pois o uso da tecnologia faz com que os educandos envolvam-se mais no tema proposto e é uma ferramenta a mais no planejamento dos professores,e precisamos nos preperar para enfrentar esses desafios.

  1. AS PROFISSÕES ´´ QUE ESCOLA E ESSA´´






    O texto demonstra através de um projeto, o intrincado caminho a ser explorado pelos educandos e mediado pelos educadores ( e não professores), com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo fazer, tornando-o autor criador de um processo de conhecimento, tendo como um dos meios, a utilização do computador.
    Para haver um processo de mudança tanto docente quanto discente e preciso querer
    , e estar de posse de um conhecimento e convicção de que os ideais e as ferramentas mudaram, e que para nos inserirmos neste contexto,temos que nos adequar, conscientizar e capacitarmos para que realmente possamos desenvolver o papel que nos e legado, o de articulador, incentivador, de promotores de alunos motivados, resignificados.

  1. Conforme o texto: “As profissões: Que escola é essa?” Concordo com o autor, onde quer provar com suas ideias que o computador é uma ferramenta, no momento atual, que nos dá muitas oportunidades para trabalharmos com os alunos de uma forma agradável e proveitosa. Basta utilizarmos da maneira correta e eficaz onde possamos assim atingir nossos objetivos como educadores, da mesma forma devemos explorar e conhecer os novos recursos, permitindo assim que nossos alunos demonstrem o que podem também nos ensinar. Devemos proporcionar momentos onde eles desenvolvam a pesquisa através de suas curiosidades, auxiliando-os no processo de ensino aprendizagem, sempre levando em conta a realidade do educando. Nós, professores temos a obrigação de mostrar uma visão de mundo, sendo flexível, realizando discussões e comentários sobre as atividades propostas de forma que todos possam colaborar, fazendo com que o educando aprenda a pensar, usar a sua imaginação e ser criativo.
    Margarete

  1. De acordo com as abordagens feitas pelas colegas, pode-se observar que o professor deve ser um mediador entre o educando e o conhecimento, de modo que este esteja entusiasmado com o processo de aprendizagem. E, a Informática está na Educação, e assim como todas as disciplinas do currículo, tem sua importância. A diferença no momento atual é que as tecnologias vêm se inovando em altíssima velocidade, e nós, professores, devemos nos adequar, nos conscientizar e nos capacitar para sermos realmente eficientes na nossa atuação profissional.
    Relata

  1. Diante da presença das novas tecnologias na escola, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra o professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
    O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuará a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas.
    Mas, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, deve-se mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.”
    Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
    Carol

Postar um comentário