twitter
rss

Faça seu comentário sobre o texto.

5 comentários:

  1. Acredito que as novas tecnologias não são um problema ou uma solução , mas a forma como é utilizada, a maneira como o professor aborda o assunto é de grande importância de como o será o andamento e a qualidade de suas aulas.
    As novas tecnologias podem se tornar um “problema” quando usadas de maneira repetitiva, onde o aluno simplesmente faz o que o software pede, se torna meramente um reprodutor de conhecimentos.
    Outro ponto que faz com que o uso das novas tecnologias se torne um “problema” é a falta de preparo do professor , que pode simplesmente levar seus alunos à sala de informática para simplesmente irem sem um planejamento prévio, sem um objetivo a ser alcançado
    Pode - se constituir uma ferramenta para desenvolvimento da aprendizagem , quando seu uso beneficia as áreas do conhecimento. Sabendo explorar essas ferramentas temos mais chances de atrair nossos alunos.
    Ao propor o uso das novas tecnologias devemos ter em mente que é importantíssimo a elaboração de um planejamento adequado. O aluno não produzirá nada se não trabalharmos com ele de forma a contribuir para sua aprendizagem.
    Devemos propor situações desafiadoras, problematizadoras , onde o aluno deve ir em busca de respostas levantando e desenvolvendo pesquisas de internet, relacionando – as com seu dia a dia, vivenciando a diversidade e a troca de ideias.
    Bom, é algo desafiador, devemos sempre oportunizar novas experiências para nossos alunos e só conseguiremos isso se nós educadores também estivermos abertos ao uso e ao bom uso das novas tecnologias, e com certeza ao termos uma prática eficiente é que faremos a diferença

  1. penso que as novas tecnologias estão ai para auxiliar o professor a inovar nas suas aulas, pois hoje os nossos alunos precisam de novidades que os motivem, que chamem sua atenção. porém, os professores tem certa resistência em utilizá-las, de repente por acharem que perderão a autoridade ou até mesmo por não saberem ainda utilizá-las.

  1. A tecnologia na sala de aula

    Ainda vemos certa resistência por parte de alguns professores quanto ao uso das tecnologias. Mas não podemos ignorá-las, pois estão cada vez mais presentes da vida em sociedade. A escola tem um papel importante em inserir seus alunos na comunidade.
    Os recursos tecnológicos são de grande importância para a educação, principalmente os da informática. Com isso não se espera que os alunos aprendam informática apenas, mas que a informática seja uma ferramenta de auxílio para as outras disciplinas. A grande vantagem do professor no uso das tecnologias é que os alunos gostam muito de utilizá-las, assim a aprendizagem torna-se mais significativa.
    Para usar as tecnologias o professor também deve fazer um planejamento, dessa forma obterá melhores resultados. Com aulas bem elaboradas aliadas a ferramentas de interesse dos alunos, como a informática, a aprendizagem se torna mais significativa.
    Como já vimos, há resistência por parte de alguns professores quanto ao uso das tecnologias em suas aulas. Estes precisam rever seus conceitos e preconceitos, assim compreenderão a importância do uso dessa importante ferramenta de ensino.

  1. Reafirmo o que constei anteriormente:
    "É importante que a inclusão digital ocorra a partir da infância, sendo inserida primeiramente no contexto da educação escolar básica. Mas, isso não significa que somente a criança ou jovem possa usufruir das tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano. Nota-se que os mecanismos de inclusão digital devem ser proporcionados para todos, sem distinção de idade e/ou escolaridade.
    Melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia é uma das consequências do investimento em inclusão digital. Este fato contribui inclusive com questões relacionadas a exclusão social, incluindo digitalmente e socialmente àquelas pessoas que se encontravam à margem dos processos tecnológicos".

  1. Concordo com todas as questões levantadas pelo autor sobre a tecnologia nas escolas. Uma das questões que para mim é mais angustiante é o fato do tempo para planejamento. Nossa cultura educacional não nos permite que tenhamos tempo para um planejamento adequado. Para planejar com qualidade necessitamos pesquisar, ler, produzir escrita e fazer uma avaliação referente a este planejamento.
    Existe um ponto que o autor não abordou pois é uma realidade do nosso município. Penso que os recursos para informática ainda não são adequados em número para nossas escolas e que em nosso país a internet tem o preço muito elevado. Acredito que estes aspectos também prejudiquem o trabalho com tecnologias. Outra realidade também, é que nossos alunos tem acesso a informática muito mais fora da escola do que dentro dela.
    Como professora, sei que tenho que fazer movimento para que eu aprenda mais sobre como posso trabalhar com este recurso, mas às vezes me falta motivação.

Postar um comentário